No dia dezenove de outubro , às dez horas , foi dado início a 3° Conferência Município de Cultura , a conferência começou com a cerimonialista Naira Morais, convidando todos os presentes para se colocarem de pé e os hinos foram executados ,logo depois foi montado a mesa com as autoridades presente o senhor presidente do conselho municipal de política culturais , Francisco de Sousa de Araújo , o Dr. Alexandre Magalhães, o senhor secretaria Mateus Nobre , o membro do Conselho Municipal de Políticas Cultura o senhor Silvio José Brás Pereira e o Senhor Leonardo Weslley Andrade Nunes .
Logo depois das falas das autoridades, tivemos algumas apresentações culturais como músicas instrumental com o maestro Wanderson Fabio a apresentação da igreja católica e também da igreja evangélica que abrilhantaram ainda mais o evento. Tivemos a leitura do regimento da 3° conferência sem alterações.
Passamos para o momento da palestra com o convidado Xico Cruz, que tem um currículo brilhante na cultura de Açailândia que nos falou sobre a importância da democracia e direito a cultura com a participações da sociedade civil e presentes na conferência.
Encerramos o primeiro dia de evento com uma atração cultural dos indígenas da aldeia Barro Branco.
No segundo dia de evento pela manhã iniciamos com uma belíssima apresentação Cultural da Junina Lumiar antes das divisões dos eixos. Depois de ouvir todas as propostas, tivemos a apresentação dos candidatos a delegados a qual a eleição foi feita por aclamação da plenária presente e os delegados eleitos titular a senhora Antonia Elionete Prado Andrade como e suplente a senhora Lourdes Maria Carneiro da Purificação e como titular o Senhor Tyllyson Damascena da Paz tendo como suplente o Senhor James Gomes Ferreira e como titular Leonaldo Brandão Costa tendo como suplente o senhor Leonardo Correia da silva e como titular o senhor Francisco das Chagas de Alencar.
Encerramos o evento nos confraternizando diante de um bom Coffee black. Sem nada mais a tratar, o presidente deu por encerrado a reunião. E para constar, eu, Emanuel Jefferson, lavrei a presente Ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim, pelo senhor presidente do conselho Francisco de Sousa, pelo senhor Secretario de Cultura Mateus Nobre da silva e por todos os presentes.
Eu, Emanuel Jefferson lavro a Ata e assino
Presidente do Conselho
Secretário Municipal de Cultura