Meio ambiente

Prefeitura de Buriticupu realiza mapeamento das nascentes existente no município

A Prefeitura de Buriticupu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou neste mês de março o mapeamento das nascentes existentes na cidade, realizando o levantamento das condições ambientais e territoriais de cada uma. Foram mapeadas 20 nascentes distribuída em vários povoados do município, onde estima-se que 60% delas estejam em estado de degradação. Entre as nascentes estudadas, 16 deságuam no Rio Buriticupu e 4 no Rio Pindaré, rio que integra a principal bacia hidrográfica do Maranhão, Bacia do Mearim.

As áreas de nascentes exercem um papel imprescindível e são consideradas estratégicas, sob o ponto de vista da formação e recuperação dos recursos hídricos.

No Brasil, acredita-se que haja cerca de 174 milhões de hectares passíveis de recuperação florestal, dos quais, 35 milhões correspondem a áreas de preservação permanente, o que insere neste contexto os terrenos que circundam as nascentes.

O levantamento foi realizado pelo corpo técnico responsável da Secretaria de Meio Ambiente com a ajuda dos secretários municipais, Isaías Neres (Trânsito e Transporte) e Antônio Gonçalves (Agricultura).

O mapeamento será enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Regional, com o intuito de adquirir os recursos necessários para recuperação e proteção das nascentes e das áreas que as cercam.

Mais em Meio ambiente